A Bahia sedia o XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura ocorrendo nos dias 03,04 e 05 de agosto de 2011, evento que busca a união entre os seguimentos envolvidos na cadeia produtiva da carne suína. Tendo como propósitos discutir as ações e medidas a serem adotadas para o desenvolvimento da suinocultura em outras regiões do país como o nordeste.
O estado representa na região nordestina atualmente um elevado potencial para produção de aves e suínos devido ao grande desenvolvimento e expansão das áreas de grãos no oeste, como no município de Luís Eduardo Magalhães - Ba.
Desta forma as lideranças do setor suinícola do estado reúnem esforços para implementação do programa de expansão e modernização da produção de suínos, visando o atendimento de um grande mercado que cresce nos principais centros, com um perfil de consumidor cada vez mais exigente e preocupado com a saúde da família.
A grande dificuldade de aumentar o consumo per capta de carne suína no Brasil é a forma sempre foi apresentada, em corte grandes e sem o tratamento adequado.
Um exemplo comum é o pernil vendido como peça única, se torna inviável pelo volume e condições de preparo para as famílias modernas.
O consumidor do século 21 deseja um corte adequado a sua família, de preferência que já venha tratado e temperado, só necessitando de ir para o forno, panela ou churrasqueira.
O estado da Bahia desponta como uma das grandes alternativas da expansão da atividade suinícola no Brasil que continua maltratada por insuficiência de políticas pública voltadas ao setor que é responsável pela geração de milhares empregos diretos e indiretos.
O marketing ainda tem sido tímido, e em muitos casos não existe, podemos assistir na TV o estímulo ao consumo de refrigerantes, cervejas e outros produtos associados a pizza, feijoadas, macarronadas e raramente podemos constatar a carne suína representada em forma de uma bistequinha, ou mesmo a tão cobiçada picanha, que pode ser de suíno.
Sendo assim deveremos através de argumentos técnicos e científicos provar para a população o valor da carne de suínos, dos pontos de vista: Nutricional, econômico, prático e palatável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário